Universidade de Itaúna

Universidade de Itaúna realiza Seminário de Estudos Jurídicos

Universidade de Itaúna realiza Seminário de Estudos Jurídicos.

O curso de Direito da Universidade de Itaúna (UIT) tem como foco a formação teórica e prática do profissional da área jurídica, a saber, o militante da advocacia, o juiz, o promotor de justiça, o defensor público e o magistrado em geral. Além disso, o objetivo do curso é trazer números significativos na prestação de serviços jurídicos que atendam a comunidade jurídica estadual. 

Neste contexto a existência do Curso de Direito da UIT forma profissionais capazes de realizar pesquisa e intervenção na realidade social e que reconheçam e vivenciem cotidianamente suas responsabilidades e atribuições na respectiva área. 

Pensando nisso, Universidade realizará nos dias 13 a 16 de maio um Seminário de Estudos Jurídicos. O evento acontece todo ano e é organizado pela Faculdade de Direito e pelo Diretório Acadêmico Gonçalo Coelho. 

Segundo a coordenadora do curso de Direito, Lilian Chequer Bueno, “o seminário é importante para ampliar a cultura humanística dos alunos, professores e operadores do direito”, além disso, o objetivo é atualizar e capacitar os agentes, uma vez que serão discutidos temas atuais e relevantes do Direito.

 O evento começa na segunda-feira (13), tanto no turno da manhã quanto da noite, com a realização de um Júri simulado pelos alunos do Curso de Direito, com a participação especial dos alunos do 10º período, diurno e noturno. Nos demais dias, serão palestras com temas atuais e importantes na área do Direito, tendo em vista a atual realidade vivida pelo país nos últimos anos.

“Todos os palestrantes são de renome nacional em suas respectivas áreas, motivo pelo que não há como destacar um. O Curso de direito e seu Diretório Acadêmico procuraram colocar nomes representativos de todos os seguimentos do Direito, como por exemplo, o Procurador Geral de Justiça, Advogados de grande destaque, Juízes, Professores, entre outros. Todos são autores de conceituadas obras jurídicas respeitadas pela comunidade intelectual nacional” relata a coordenadora Lilian. 

As inscrições estão abertas a partir de hoje (30) e vão até o dia 12 de maio. Os participantes farão um investimento simbólico de R$15,00 para a inscrição e devem escolher os turnos diurno e/ou noturno para participarem. Basta acessar o site www.sympla.com.br.

   

Cronograma

13/05 – segunda-feira

8h – Júri simulado

19h – Júri simulado

 

14/05 – terça-feira

8h – Abertura do evento – turno diurno

8h30 – Palestra: “Alienação Parental” Dra. Juliana Martins da Costa Gontijo Soares

9h30 – Palestra: “Criminalização da LGBTfobia” Dr. Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia

10h30 – Debates

 

19h – Abertura do evento – turno noturno

19h30 – Palestra: “A influência da mídia no direito penal” Prof. Rogério Greco

21h – Debates

 

15/05 – quarta-feira

8h – Palestra: “Prisão em 2ª instância e presunção da inocência” Profa. Dra. Silvana Lourenço Lobo 

9h – Palestra: “A nova criminalidade e medidas preventivas” Profa. Dra. Daniela Villani Bonaccorsi

10h – Debates

 

19h30 – Palestra: “O alcance da Reforma Trabalhista Brasileira” Prof. Dr. Cleber Lúcio de Almeida

20h30 – Palestra: “A teoria da chance perdida” Profa. Dra. Mônica Cristina Queiroz 21h30 – Debates

 

16/05 – quinta-feira

8h – Palestra: “Crise do direito do trabalho no Brasil” Prof. Dr. Amuri César Alves 

9h – Palestra: “Pós-positivismo e pós democracia: da subjetivização decional à especularização do direito” Profa. Dra. Mariah Brochado ferreira

10h – Debates

 

19h30 – Palestra: “Ministério Público: atuação resolutiva em temas polêmicos e socialmente relevantes” Dr. Antônio Sérgio Toneti

20h30 – Palestra: “A legalidade da democracia” Prof. Dr. Mario Lúcio Quintão

21h30 – Debates

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support