Universidade de Itaúna

I Jornada Multidisciplinar de Dor do Centro-Oeste Mineiro

Universidade de Itaúna fomenta evento científico

 

I Jornada Multidisciplinar de Dor do Centro-Oeste Mineiro

 

 

 

A Universidade de Itaúna promove nos dias 27 e 28 de fevereiro a I Jornada Multidisciplinar de Dor do Centro-Oeste Mineiro. O evento será realizado no grande teatro da Universidade, em parceria com a Clínica de Dor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Clind’or que é uma clínica interdisciplinar de tratamento da dor em Belo Horizonte.

 

O objetivo do evento, segundo os organizadores, é promover a educação sobre o tema “dor” de forma multidisciplinar e também equipar os profissionais da saúde fora das capitais porque esta especialidade é uma das carências da região.

 

De acordo com Karen Chequer, presidente da comissão organizadora, “a importância do evento para a região se dá, porque a dor é a principal queixa que leva os pacientes a procurarem os profissionais de saúde, tais como: médicos, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos. 

 

A organizadora da Jornada diz ainda que “a formação em dor de todos os profissionais da saúde, segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, é muito deficiente não só no Brasil como em todos os países do mundo, então os profissionais da saúde se formam com uma deficiência na área de manejo da dor, daí a importância de se promoverem eventos sobre o tema para aprimorar a formação destes profissionais para que eles consigam tratar a dor de forma mais efetiva, melhorando a qualidade de vida do paciente aliviando a dor tanto física quanto emocional”

 

Os palestrantes são especialistas reconhecidos no estado de Minas Gerais e nacionalmente com passagens por renomados Hospitais como o Sírio Libanês e o Israelita Albert Einstein. O destaque entre eles é o Dr. Charles Amaral Oliveira, da cidade de

Divinópolis-MG, conhecido mundialmente na especialidade da “dor”, membro da American

Society of Interventional Pain Physicians (ASSIP) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Intervencionista da Dor (SOBRAMID) dentre outros. Destaca-se também a participação do Dr. Gustavo Rodrigues Costa Lages, coordenador da Clínica de Dor do Hospital das Clínicas da UFMG e da Clind’or e que também o responsável pela programação científica do evento.

 

As inscrições terminaram dia 21 de fevereiro e 550 pessoas se inscreveram esgotando logo a capacidade máxima para o evento.

 

Programação:

 

27/02/19

 

17:30 Recepção aos inscritos 

 

18:00 às 18:30 Aspectos Gerais (histórico, epidemiologia, fisiopatologia resumida, classificações, conceito de tratamento multidisciplinar e multimodal) – Dr Gustavo Lages

 

18:30 às 19:00 Avaliação da dor – Dr. Carlos Marcelo de Barros

 

19:00 às 19:30 Aspectos Psicossociais no Paciente com Dor Crônica – Psicóloga Ênia Campos

 

19:30 às 20:00 Farmacologia da Dor – Dr. Carlos Marcelo de Barros

 

20:00 às 20:30 Coffee-break

 

20:30 às 21:00 Reabilitação em Dor – Fisioterapeuta Thiago Gonçalves Brito

 

21:00 às 21:30 Avaliação e Tratamento das Cefaléias – Dra. Helena Providelli

 

21:30 às 22:00 Cuidados Paliativos – Enfermeiro Dr. Alexandre Silva

 

 

28/02/19

 

18:00 às 18:30 Dor Neuropática – Dra. Ressala Castro Souza

 

18:30 às 19:00 Dor Orofacial – Odontólogo Dr. Roberto Pedras Brígido

 

19:00 às 19:30 Dor Oncológica – Dra. Graziele Sales Diniz

 

19:30 às 20:00 Coffee-break

 

20:00 às 20:30 Acupuntura e Dor – Dr. Hildebrando Sábato

 

20:30 às 21:00 Fibromialgia – Dra. Mabel Andrade

 

21:00 às 21:30 Lombalgia – Dr. Charles Amaral de Oliveira

 

21:30 às 22:00 Técnicas intervencionistas em Dor – Dr. Charles Amaral de Oliveira

 

 

ATENÇÃO! Haverá controle de entrada e saída e somente fará jus ao certificado (8h) o participante que comparecer a 100% da programação.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support