I – Introdução
A Universidade de Itaúna, no sentido de cumprir seu compromisso com a qualidade da educação e, ainda, expressar sua consciência quanto aos desafios postos pela contemporaneidade, estabeleceu, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a “Política de Assistência Psicopedagógica”.
Sua finalidade ultrapassa o atendimento às normas vigentes da política educacional, mas, em especial, expressa a compreensão e tomada de consciência da complexidade das variáveis pedagógicas e sociais, as quais permeiam todo processo educativo e se tornam fatores relevantes para a concretização de sua missão educacional.
Isso implica considerar essa Política Institucional como estratégia de interação dialógica entre a escola, os seus sujeitos e a vida, tendo em vista o desenvolvimento humano, o conhecimento científico e a cultura. Cabe ainda relevar que essa Política, constituída pelo “Programa de Apoio Psicopedagógico – PAPPE”, bem como seus desdobramentos em ações, estratégias e processos, encontram-se transversalizados pela diversidade, aqui entendida como a pluralidade histórica, social e cultural das diferenças, das demandas e questões do ensino e da aprendizagem relativos a todos os seus atores sociais e da constituição da cidadania.
O Programa de Apoio Psicopedagógico tem como propósito mediar processos de orientação e acompanhamento de alunos, docentes, funcionários e familiares que se encontram em dificuldades educacionais, emocionais, relacionais, vocativas, motoras, visuais, auditivas e outras, e suas ações compreendem duas dimensões fundamentais:
I – a criação de uma cultura de inclusão fundamentada no princípio da diversidade, fomentando o respeito e o convívio com as diferenças individuais;
II – o apoio psicopedagógico vinculado às estratégias e aos recursos voltados para o acompanhamento do percurso acadêmico do aluno e melhoria da qualidade do ensino.
II – Fundamentos legais da Política de Assistência Psicopedagógica
A Política de Assistência Psicopedagógica da Universidade de Itaúna encontra seu elemento fundamental nos princípios da LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência dos estudantes, bem
como sua adaptação sócio-educativa e conclusão de curso;
II. Garantia de padrões de qualidade do ensino;
III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
IV. Pleno desenvolvimento do estudante e seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Os desafios da qualidade e da equidade na educação só serão superados se a escola for sensível e se configurar como um ambiente acolhedor, que reconheça e valorize as diferenças e não as transforme em fatores de desigualdade. Garantir o direito de aprender implica em fazer da escola um lugar em que todos e todas se sintam valorizados e reconhecidos como sujeitos de direito em sua singularidade e identidade.
Pretende-se, desse modo, constituir um conjunto de princípios e diretrizes que nortearão a implantação do Programa de Apoio Psicopedagógico, na perspectiva da inclusão social, do aperfeiçoamento da formação, da produção do conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico – científico e das condições concretas de vida de estudantes e de seus familiares, de professores e demais profissionais.
Pode-se concluir que, para a Universidade de Itaúna, além da exigência legal de que a educação é direito social, entendida desse modo como direito à formação e ao desenvolvimento humanos, visto que os objetivos institucionais desta proposta demonstram o compromisso social, pedagógico e político que ampliam a dimensão e o sentido da educação, como processo de humanização, apropriação de saberes culturais, científicos, sociais, tecnológicos, éticos, artísticos.
III – Objetivos da Política de Assistência Psicopedagógica
Geral:
Sensibilizar e desenvolver uma política de assistência psicopedagógica que promova uma cultura de inclusão fundamentada nos princípios da diversidade, da solidariedade e do respeito às diferenças, garantindo o convívio harmônico, produtivo e saudável entre os sujeitos sociais que integram a comunidade acadêmica da Universidade de Itaúna.
Específicos:
- Desenvolver projetos de integração de novos alunos, contribuindo para a sua adaptação e participação no contexto universitário.
- Desenvolver ações que incentivem os estudantes quanto à continuidade e permanência no ensino superior.
- Realizar diagnóstico psicopedagógico com alunos e professores, oferecendo-lhes mecanismos de melhoria do processo de aprendizagem, em parceria com a Política de Nivelamento.
- Sensibilizar discentes, docentes, funcionários e familiares para que participem das atividades e projetos que integram o Programa, considerando a importância do mesmo no processo de desenvolvimento pessoal.
- Realizar atendimento emergencial para estudantes, docentes, funcionários e familiares, envolvendo: a escuta da situação-problema; a identificação da área de dificuldade: profissional, pedagógica, psicológica, de relacionamento interpessoal; propiciar, através de orientações objetivas e ou psicopedagógicas, intervenções que minimizem o problema ou dificuldade.
- Orientar estudantes, docentes, funcionários e familiares em questões psicológicas e educacionais, através de acompanhamento psicológico preventivo.
- Orientar os estudantes e professores, utilizando técnicas psicopedagógicas para detectar deficiências do conhecimento e da aprendizagem, com foco na melhoria dos resultados de desempenho e rendimento acadêmicos.
- Realizar treinamento programado com a utilização de oficinas pedagógicas, para desenvolvimento da inteligência e das funções cognitivas como: memória, percepção, concentração, atenção, habilidades de leitura e compreensão de textos e criatividade.
- Orientar estudantes dos últimos períodos sobre temas relevantes para o mercado de trabalho, competências profissionais, elaboração de currículo, entrevistas, participação de trabalho em grupo, dentre outros.
- Desenvolver atividades e ações de extensão universitária para a promoção da responsabilidade social da UI junto à comunidade de Itaúna e região.
IV – Linhas de ação
A partir das análises, quantitativa e qualitativa, serão traçadas metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazos. Cada ação deverá ser implementada e avaliada em períodos predeterminados, para que possa ser reorganizada, garantindo sua otimização:
- Atendimento psicopedagógico;
- Atendimento psicológico: entrevista de cunho diagnóstico – triagem – psicoterapia focalizada – encaminhamento para atendimento a longo prazo;
- Orientação familiar;
- Recepção dos pais de alunos ingressantes para palestras educativas e conhecimento da filosofia da UI;
- Apoio ao aluno em situação de crise ou risco;
- Promoção de eventos onde os talentos da UI sejam valorizados;
- Atuação dos alunos em minicursos e palestras para a comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida e atualização cultural;
- Implantação do Laboratório Experimental para o Desenvolvimento da Aprendizagem;
- Oficinas para desenvolvimento da criatividade;
- Criação da Universidade Aberta à Terceira Idade;
- Criação de grupos de estudo interdisciplinares para docentes;
- Dinâmicas de grupo para favorecer o trabalho em equipe e multidisciplinar;
- Promoção de eventos que valorizem a cultura brasileira e sua diversidade;
- Criação do Cineclube UI – Cinema e mesa redonda interdisciplinar para análise de temas pertinentes aos cursos;
- Promoção de atividades de prevenção ao estresse para docentes, funcionários e familiares, visando à autoinstrução.
- Promoção do Festival de Arte e Cultura da UI;
- Suporte de ação pedagógica para docentes;
- Encaminhamento de discentes aos programas da Política de Nivelamento;
- Ciclo de Conferências com ênfase no mercado de trabalho para estudantes concluintes.
- Incrementação da comunicação entre os diversos cursos da Universidade de Itaúna, divulgando os eventos e produções acadêmico-cientificas.
V – Divulgação
A divulgação será ampla, no sentido de se utilizar as redes de comunicação disponíveis, com um marketing mais enfático e, paralelamente, direcionado para o público-alvo ao qual se destina cada um dos programas propostos.
VI – Considerações finais
A Política de Assistência Psicopedagógica traz, a priori, a expectativa positiva de
toda comunidade acadêmica.
Contudo, cumpre ressaltar que a promoção de ambientes educacionais flexíveis e sensíveis às necessidades singulares de estudantes, docentes e demais funcionários, enfim da comunidade escolar, não é tarefa simples. É sim, tarefa complexa e desafiadora que congrega o trabalho, o compromisso e a responsabilidade política de uma instituição e das pessoas que nela atuam.