Universidade de Itaúna

E-mail

Evento em Macau destaca internacionalmente a UIT

Evento em Macau destaca internacionalmente a UIT

Imprimir PDF

A Universidade de Macau está sendo muito bem usada, pela China, como ponte para investimentos em países de língua portuguesa – em África, Europa, e Ásia (Goa).

Esta foi a terceira vez em que lá estive (1997, 2011 e 2013 ), mas não sou a única da UIT a ter feito mais de uma vez a longa viagem – também nosso Reitor já lá esteve, creio eu, mais de uma vez… Desta vez fui convidada pela Profa. Dan Wei (um dínamo nas relações Brasil/China), primeira chinesa a defender, em português, tese de doutorado na Universidade de Coimbra) para uma conferência que teve como tema geral “O Sistema Jurídico Romanístico e Macau – plataforma entre o Direito Próprio e Direito Comum entre China, Europa Continental e América Latina”.

Uma fundação italiana foi uma das grandes financiadoras (depois de Marco Polo, a Itália também redescobre a China…), mas os portugueses e eu fomos financiados por uma Fundação de Macau.

Em minha última visita, a grande presença era Portuguesa; desta vez, sem dúvida, Italiana (com representantes – um por país – de Argentina, Brasil, Chile e Perú) – e Professores vindos de todas as principais universidades chinesas (Macau é território especial, sob administração autônoma, e os chineses da China Continental precisam de passaporte para lá entrar).

Foi muito interessante ouvir professores chineses dizerem que a China muda seu modelo de desenvolvimento (e isso ficou constatado com os resultados da reunião do Partido Comunista na semana passada) e precisa criar um ordenamento jurídico moderno que responda a esse desafio.

Direito Romano não é minha área, mas falei sobre “Governança Global e Desenvolvimento Sustentável: novos temas, que exigem um novo tipo de juristas?”, um tema que me é muito caro (mas também dei uma aula aberta a alunos do Mestrado e Doutorado, em inglês, que foi muito interessante, vide foto) – na mesma mesa que o Professor Jorge Bacelar Gouveia, catedrático da Universidade Nova de Lisboa,  falou sobre “A Formação e o Papel do Jurista numa Globalização Sustentável – o contributo do Direito Constitucional” e o Professor Gao Fuping, Diretor do Instituto da Propriedade Intelectual da China, falou sobre “De Quais Juristas Necessita a China Contemporânea?”.

O primeiro fruto, para a UIT, será a palestra do Professor Jorge Bacelar aqui – na manhã do dia 20 de novembro. Esperemos outros!

Professora Susana Camargo Vieira

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support