Em virtude da prisão de integrantes de quadrilhas que atuam fraudulentamente em vestibulares de várias universidades mineiras e cariocas, envolvidas em tentativas de fraude, o Reitor Faiçal David Freire Chequer, em comunicado dirigido à comunidade acadêmica e à população em geral, reafirmou a firme determinação e o empenho da direção superior da Universidade objetivando a completa elucidação dos fatos e a punição dos envolvidos, na forma da lei.
Além das providências policiais em andamento, o Reitor informa que, no âmbito da Instituição que dirige, será instaurado procedimento administrativo disciplinar para apurar eventuais irregularidades que, segundo afirma, entende muito pouco provável tenham ocorrido.
No comunicado, o Prof. Faiçal David Freire Chequer assegura que “diante da notícia veiculada na imprensa, que entende improcedente, e objetivando serem resguardadas a imagem, a seriedade, a tradição e, sobretudo, a transparência com que sempre agiu a Universidade de Itaúna”, pretende, na próxima segunda-feira, dia 09-12-2013, manter contato com as polícias civil, militar e federal, a fim de solicitar a participação daquelas autoridades e instituições para o total esclarecimento dos fatos.
Na nota, assegurou ainda o Reitor que irá formalizar pedido junto à Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais para a designação de um representante do Ministério Público da Comarca de Itaúna para “acompanhamento de eventuais processos administrativos no âmbito da Universidade de Itaúna, caso necessário”.