Universidade de Itaúna

Fisioterapia

O curso – O foco do curso de bacharelado em Fisioterapia é a formação do Fisioterapeuta, profissional da área de saúde, de cunho generalista, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, ou seja, promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
A estrutura curricular do curso está baseada na integração teórico-prática, desde o primeiro período. Abrange conhecimentos de áreas biológicas básicas, humanas e de formação profissional específica. Esta inicia-se com o estudo do processo de fundamentação histórica, teórica e metodológica da Fisioterapia, para, depois, introduzir disciplinas que abordam o objeto de estudo – movimentohumano – e os recursos fisioterápicos. A seguir, evolui para a análise das diferentes patologias que determinam disfunções passíveis de abordagem fisioterápicas e conclui com disciplinas clínicas, realizadas sob a forma de estágio supervisionado, em ambulatórios, hospitais e comunidades.

O Fisioterapeuta é um profissional liberal e autônomo que atua nos diversos níveis de atenção à saúde, utilizando-se do movimento, de recursos físicos e naturais – água, luz, calor, frio, eletricidade – e de técnicas próprias que o capacitam para o entendimento do indivíduo, objetivando prestar-lhe assistência não só no sentido de sua recuperação física e funcional, mas em outras exigências de saúde, observando, qualquer que seja a situação, sua totalidade biopsicossocial e preservando-lhe a qualidade de vida. A partir do diagnóstico clínico, ele avalia o cliente, prescreve e executa o tratamento, estabelece as suas etapas, os métodos, técnicas e recursos apropriados a cada caso específico, trata o cliente e reavalia sistematicamente seu trabalho, pelo qual é o único responsável. Relaciona-se, cooperativamente, com os demais membros da área da saúde ou outras áreas profissionais. O processo terapêutico em Fisioterapia concretiza-se, primordialmente, pela existência do binômio terapeuta/paciente, estabelecendo-se por meio dele.

O Fisioterapeuta pode atuar nas seguintes especialidades: Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Neurologia, Endocrinologia, Dermatologia, Pneumologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria e nas áreas de esportes, estética, saúde pública e saúde do trabalhador, podendo essa atuação se fazer em: centros comunitários; centros de reabilitação; centros de saúde; clínicas; clubes esportivos; consultórios; creches; domicílio dos clientes; empresas; estabelecimentos de ensino superior; hospitais.

Bacharelado. MEC/INEP: conceito 5. Vagas: 60 (sessenta). Turno: noite.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support